sexta-feira, 21 de março de 2014

Shurato X CDZ

CDZ lançou uma mania quando foi lançado em 1986, a dos “heróis com armaduras”. Aproveitando seu sucesso, várias séries no estilo foram lançadas, duas delas chegaram ao Brasil, compradas pela Rede Manchete: Samurai Warriors e Shurato.


Dessas, a segunda se destacou, não só aqui, mas também no Japão. E mesmo sendo taxada muitas vezes como cópia de CDZ, Shurato conseguiu deixar sua marca e é elogiada até hoje, mesmo com apenas 6 volumes e 38 episódios. A obra, que também rendeu mais 6 episódios em OVA, chegou até a inspirar a criação de um dos maiores sucessos do estúdio CLAMP, as Guerreiras Mágicas de Rayearth (Rayearth Magic Knight), mas sua principal influência foi na obra RG Veda, o primeiro mangá do CLAMP, que também teve influência de CDZ.


Originalmente chamado Tenkū Senki Shurato ("A Guerra Celestial de Shurato"), o mangá de Hiroshi Kawamoto e o anime foram lançados em 1989 e duraram até 1990. A história foca nos personagens Shurato e seu melhor amigo Gai, que foram levados ao Tenkukai (Mundo Celestial) pela deusa Vishnu para fazerem parte dos Hachibushu (8 Guardiões), mas tudo muda após a conspiração do Mestre Indra.


Mesmo inspirado na mitologia hindu, as semelhanças entre Shurato e CDZ não ficam apenas nas armaduras, vejamos a curiosa semelhança entre alguns fatos e personagens, e lógico, algumas particularidades de Shurato:

Vishnu x Atena

As deusas representam o equilíbrio e a proteção do planeta, por isso são a razão das batalhas e aquelas que precisam ser salvas. Vishnu (deusa da criação), assim como Atena, é vítima de uma conspiração interna.

Shurato x Seiya

Os dois têm todas as características comuns aos protagonistas dos shonen tradicionais: fiel aos amigos, impulsivos, persistentes e meio irresponsáveis. Shurato, o Rei Asura (Shura, na dublagem) também usa uma “armadura dourada especial”, o shakti de Brahma (Brafma, na dublagem) que é como a de Sagitário para o Seiya.

Ryuma x Shiryu

Ryuma é o Rei Dragão, mas essa não é a única semelhança com Shiryu, ele também é o melhor amigo de Hyouga (que comparamos com Hyoga), é o primeiro a se casar e também se sacrifica pelos amigos.

Hyouga x Hyoga

As semelhanças entre eles não param no nome, além de terem o “Dragão” como melhor amigo, os dois compartilham de golpes gelados. Hyouga é o Rei Celestial.

Leiga x Shun

Leiga, assim como Shun, se torna um grande amigo do protagonista. Leiga, o Rei Karura (Karla) também tem um jeito mais delicado, mas diferente de Shun, ele é bem vaidoso e brincalhão. Suas armas são penas, que são para ele como as Correntes de Andrômeda.

Gai x Ikki

Apesar de acontecer de forma diferente e por motivos diferentes, os dois eram do bem, mas viraram inimigos (os primeiros, por sinal) e depois voltaram ao lado do bem. Gai, o Rei Yasha, também veste a “armadura especial” que deveria ser vestida pelo protagonista, mas assim como aconteceu com Ikki quando vestiu a armadura de Sagitário, o shakti de Brahma ganhou outra forma com Gai (uma cor prateada). Diferente de Ikki, Gai sofreu uma lavagem cerebral para se tornar mau.

Indra x Saga

Assim como Saga, era um aliado que traiu sua deusa. Dominado pelo Sohma Negro com a aproximação do Palácio da Transformação, Indra transformou Vishnu em pedra e culpou Shurato e Hyouga (como Aiolos) e ainda enganou os outros Hachibushu (como Saga fez com os Cavaleiros de Ouro).

Shakti x Armadura

Os shaktis são as armaduras em Shurato, mas não são grandes estátuas, são mais miniaturas, que podem servir como veículos e também contém uma arma diferente para cada guardião.

Shakti de Brahma x Armadura de Sagitário

O Shakti de Brahma é usado por Shurato, que é o sucessor do deus hindu da criação. Como a Armadura de Sagitário, o shakti é ambicionado pelos inimigos e chega a ser usado por Gai, mas só ganha o brilho dourado quando vestido por Shurato.

Formação Mandala x Exclamação de Atena

A Formação Mandala é um ataque especial usado por 4 Hachibushu (Shurato, Leiga, Hyouga e Ryuma), que se juntam para atacar. É lançado um golpe de cada vez por cada um dos componentes e por último um golpe de todos. Essa forma de união para atacar é parecida com a Exclamação de Atena (mas não é proibido).


Curiosidades:
  • O autor de Shurato, Hiroshi Kawamoto, também é famoso por seus trabalhos no mercado Hentai.
  • O Sohma é equivalente ao Cosmo de CDZ.
  • Os outros Hachibushu são Kennya o Rei Dappa (parece o Shaka); Dan o Rei Hiba e Lenge a Rainha Nahla.
  • Shiva é a deusa da destruição e a vilã suprema da série, capaz de despertar o sohma negro, é a deusa do povo de Asura (Vishnu é do povo de Deva). Ela é representada como uma forma feminina (meio andrógena), mas possui voz grossa e é dublada por um homem. No Brasil seu dublador é Walter Breda (Senhor Kaio em DBZ).
  • Os Guardiões citam um mantra antes de lançar os ataques. Exemplo: “Naumaki Sanmanda Bodanan Abila Unken Sowaka: Shura Mahaken!” (O Poder de Shura, na dublagem).
  • O cavaleiro Fudou de Virgem do Ômega é a reencarnação do deus Fudou Myou também conhecido como Akalanata, que é o nome de um dos vilões do Shurato, Akalanata de Fudou Myou. Por se tratarem do mesmo deus, o mantra evocado por eles é o mesmo: "Naumaku Sanmandah Bazaradan Kahan".
  • Os animes têm vários dubladores em comum no Brasil: Shurato = Marcelo Campos (Mu, Jabu); Leiga = Hermes Baroli (Seiya); Ryuma = Leonardo Camilo (Ikki); Hyouga = Afonso Amajones (Dante de Cérbero); Gai = Mauro Eduardo (Io de Scyla); Lakshu = Letícia Quinto (Saori); Indra = Cassius Romero (Nachi, Algol, Hagen); Shiva = Valter Breda (Mestre Shion - Santuário); entre outros.
Se alguém se lembrar de outras semelhanças entre as séries deixa aí nos comentários que pode ser incluída depois na matéria.

16 comentários:

  1. Cara já procurei na net toda mas não acho os mangas do shurato,já procurei em todos idiomas.Caso alguém souber me avise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil, até mesmo em japonês. Resta torcer para que um dia alguma editora se interesse pela sua publicação aqui no Brasil.

      Excluir
    2. Mas online voce conhece algum site?

      Excluir
    3. o autor proibiu que seus mangás sejam lançados fora do Japão

      Excluir
  2. para os dois sao bons mais samurai warriors é de longe centenas de vezes melhor que shurato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, essa é uma questão de opinião, tem gente que gosta mais de um do que do outro e pessoas que não gostam de nenhum dos dois. Só citei o destaque da série porque Shurato fez mais sucesso que Samurai Warriors, tanto no Japão quanto no Brasil.

      Obrigado pela participação.

      Excluir
  3. Embora que Shurato tenha certa semelhança com CDZ era um desenho super legal, fantástico e com suas qualidades próprias. O que eu acha bastante interessante no anime era eles voarem nos Shakti era show de bola. E os personagem que mais gostava era do Shurato e do Leiga. Era Engraçados ver como eles brigava. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Podem falar de plagio... Mas Shurato é um clássico que possui sua própria essência e se tornou um grande anime de referencia.

    ResponderExcluir
  5. Só uma afirmação que achei errônea: Fudou de Virgem usa o mesmo golpe de Akalanata, mas não evoca nenhum mantra!

    P.S.: Vishnu é chamada no anime de Deusa da Harmonia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frase enunciada tanto por Fudou como por Akalanata é um mantra, evocado antes do lançamento do ataque. Pois os golpes são diferentes.

      {Pra Sempre Saint Seiya}

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Como copia se Shurato e de 1984?Na boa e uma chupacao de ovo pro Kurumada quem sabe foi ele quem se baseou em Shurato?Os 3 são Bons Shurato e mais completo e Saint Seiya apesar de ser meu favorito possue muitas coisas sem nexo hen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mangá de Shurato é de 1988 e o anime de 1989, Saint Seiya é de 1986 (primeiro capítulo do mangá lançado em dezembro de 1985), portanto Shurato é posterior a SS.

      Na postagem foi dito que Shurato é visto como uma cópia de CDZ, não que é uma cópia. Não a "chupação" nenhuma aqui, tenha o mínimo de educação ao concordar ou discordar de alguém, porque aqui você não está falando com a sua mãe.

      E concluindo, todas as obras têm falhas e se tem algo sem nexo em CDZ é devido a adaptação da Toei, que criou fatos e personagens com o único objetivo de alongar o anime.

      Excluir
  8. Gosto mais de CDZ,Mas Shurato é muito bom.Ambos marcaram uma geração e abriria portas pra muitos animes shonen aqui no Brasil.

    ResponderExcluir